Noite do Património
Baeza cheia de cultura e património na celebração da Noite do Património.
A Noite do Património é um evento que surgiu em 2018 para coincidir com o 25.º aniversário da fundação do Grupo de Cidades do Património, o Ano Europeu do Património Cultural e o 15.º aniversário da declaração de Baeza como Património Mundial, e que foi realizado simultaneamente nas 15 cidades que compõem o Grupo de Cidades do Património Mundial de Espanha.
La Nit del Patrimoni. A Noite do Património, um evento que foi um grande sucesso mediático e de participação, e que, com o seu nome, é uma homenagem às culturas e línguas de todas as cidades do Grupo, que representam a diversidade e riqueza do nosso país. A Noite do Património realiza-se em setembro e está dividida em três secções que incluirão artes performativas contemporâneas(EscenaPatrimonio), dias abertos em monumentos(AbiertoPatrimonio), e uma vasta gama de atividades culturais e de lazer nos nossos centros históricos(VivePatrimonio).
Esta noite torna-se uma grande celebração simultânea do Património com uma vocação participativa e social, uma celebração coletiva de vizinhos e visitantes para mostrar o orgulho que estas 15 cidades sentem por trabalharem em conjunto no interesse comum e, sobretudo, por serem Cidades de Toda a Humanidade.
A declaração de Património Mundial é uma distinção atribuída pela UNESCO aos bens e sítios com características de valor excecional que os tornam únicos no mundo. Para Espanha, como o terceiro país com 47 inscrições na Lista do Património Mundial, este evento é de especial importância e destaca o extraordinário valor do património cultural do nosso país.
O Grupo de Cidades Património Mundial de Espanha é uma associação sem fins lucrativos declarada de “Utilidade Pública” que é formada pelas quinze cidades espanholas declaradas Património Mundial: Alcalá de Henares, Ávila, Baeza, Cáceres, Córdoba, Cuenca, Ibiza/Eivissa, Mérida, Salamanca, San Cristóbal de la Laguna, Santiago de Compostela, Segóvia, Tarragona, Toledo e Úbeda. O nosso objetivo é o trabalho coordenado e conjunto destas Câmaras Municipais em prol da conservação e promoção do enorme património histórico e cultural destas cidades, que são uma verdadeira referência internacional no turismo cultural e que enriquecem e reforçam a Marca Espanha.