Festival de Música Antiga
VNITAS ET DIVERSITAS
O Festival de Música Antiga de Úbeda e Baeza (FeMAUB) nasceu em 1997 com o objetivo de acrescentar um encontro musical às atrações artísticas e culturais de ambas as cidades, declaradas conjuntamente Património da Humanidade pela UNESCO em 2003. No seu relatório, a UNESCO destacou a união cultural e a importante contribuição de ambas as cidades para a introdução em Espanha dasideias renascentistas provenientes de Itália, bem como a exportação dos seus postulados artísticos para a América Latina. A história do Festival está ligada à paisagem urbana de Úbeda e Baeza e aos muitos espaços renascentistas que servem de auditórios. Além disso, a partir da capital cultural de Úbeda/Baeza, o FeMAUB foi projetado para o resto da província de Jaén através do Ciclo Vandelvira, acolhendo concertos em igrejas, palácios e castelos criados pelo ilustre arquiteto Andrés de Vandelvira (1505-1575).
O FeMAUB é um evento temático, que em cada edição comemora um aspeto específico da música histórica de múltiplas perspetivas, incluindo não só ciclos de concertos (órgão, didáticos, passacaglia, sociais, etc.), mas também exposições, conferências informativas, cursos e congressos de alto nível. Desde as suas origens que se apostou na recuperação e divulgação do património musical ibérico e latino-americano, dando a conhecer, através de concertos de estreia e primeiras gravações mundiais, esta vasta e, por vezes, esquecida parte da cultura hispânica. De facto, desde 2013 que o FeMAUB tem atuado como Entidade Promotora Observadora de projetos de I&D do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) por ser considerado um paradigma de transferência de conhecimento para a sociedade.
O Festival estabeleceu-se como um evento de referência cultural na Andaluzia e como um dos mais importantes festivais especializados do continente. Foi o primeiro festival andaluz a aderir à Rede Europeia de Música Antiga (REMA), à qual pertence desde 2007. No ano seguinte aderiu à Associação Espanhola de Festivais de Música Clássica (FestClásica), o que lhe permitiu integrar a sua programação nos circuitos nacionais e internacionais a partir de uma posição independente. Além disso, a adesão do FeMAUB a estas redes pressupõe um reconhecimento internacional da qualidade e originalidade da sua programação. Entre os prémios recebidos destaca-se o prémio “Melhor Instituição Cultura da Andaluzia” (El Público – RTVA, 2006) e o selo de qualidade EFFE Label 2017-2018 (Europe For Festivals – Festivals For Europe), que reconhece a excelência de uma série de festivais que se destacam pela sua dimensão inovadora, pelo seu empenho no projeto europeu e pela criação de novos públicos.
Atualmente, o FeMAUB é organizado pela Junta de Andaluzia, a Assembleia Legislativa (Diputación) de Jaén, as Câmaras Municipais de Baeza e Úbeda e as Universidades Internacionais da Andaluzia, de Jaén e UNED (através do Centro Associado de Úbeda). À iniciativa original destas instituições dirigentes juntou-se a colaboração do Ministério da Educação, Cultura e Desporto, do Centro Nacional de Difusão Musical e do Bispado de Jaén, entre outras entidades públicas e privadas, tornando o evento num ponto de encontro e contribuindo para o florescimento de uma nova Idade do Ouro, tanto nas cidades como na província de Jaén como um todo.